terça-feira, 22 de setembro de 2009

Vontade de Deus

A vontade de Deus nunca difere da nossa se entregarmos nossos dias ao Espírito Santo.
Precisamos comprometer em viver a palavra de Deus, fazendo o bem ao
próximo e a nós mesmos.
Nesse caminho a
paciência é essencial, não atropelar as coisas, saber esperar o tempo de Deus, o tempo do nosso coração, o ciclo das coisas.

É necessário sobretudo escutar nosso coração, e o que a nossa consciência nos diz, mas não podemos nos deixar levar pelas nossas fraquezas e impulsos.


A vontade Dele está basicamente em respeitar e amar a nós mesmos, ao próximo e é claro como sabemos, amar a Ele sobre todas as coisas. Só assim teremos chances de fazer a sua vontade, que é sempre nossa felicidade e vida plena. E esta será como Jesus nos promete, aquele que crê Nele e o segue terá vida eterna e em abundância.

Se soubermos e estivermos cheio do Espírito que nos enche de sabedoria, bondade, amor e paz,
seremos assim capacitados por Ele a reconhecer a Sua vontade. Teremos o discernimento para nossas decisões do dia-a-dia e saberemos trilhar nosso caminho e faremos as melhores escolhas que fazem bem para nós mesmos. Mesmo que no princípio desse caminho não seja isso que aconteça. Mesmo que complique tudo. Fique até mais difícil.
Mas é assim mesmo, o caminho é cheio de
pedras. Até mesmo porque Deus quer nos ver felizes, plenos e curados por completo e não nos dá ilusões que irão resolver por um momento, mas que vão passar e também não iremos aprender nada com isso. Muito menos crescer como pessoa, não são escolhas eternas. O pior ficaremos perdidos e machucados. Quanto mais cedo acordarmos menor é o estrago!

Prazeres rápidos, coisas de ''mãos beijadas', muito fáceis de conseguir. Coisas chamativas que nos fazem bem de princípio mas depois notamos que vão se complicando, passam a fazer mal. Quando ouvimos só a nós mesmos ou nos tornamos
'Maria vai com as outras''. Quando achamos que sabemos tudo que é melhor para a gente, aí tudo vai ficando difícil mas nunca caminha para o melhor para nós, mas para um abismo ou um labirinto. Andamos, andamos mas voltamos sempre para o mesmo lugar. Nos decepcionamos e não aprendemos nada com isso... E andamos em círculo. Comece a reparar.

Pára! Quando isso acontece é a nossa vontade descontrolada, cheia de impulsos e fraquezas que está nos guiando. Essas vontades nos fazem ficar perdidos e atrás de prazeres rápidos. Sim, sempre é bom, prazer a princípio, alívio, mas costumam durar pouco. Vão ferindo a nossa alma. Pois são ilusões, não são verdadeiras. E as ilusões machucam, porque vamos até elas achando que são verdadeiras, mas descobrimos que não. Não precisamos disso. " Se ligue, busque felicidade, para existir história tem que existir verdade'', já diz o rapper Túlio Dek em uma de suas músicas.

Volte para Deus. Para as coisas boas e vá atrás do que é verdadeiro e essencial. Não fique 'voando' poraí fazendo o que lhe dá na 'telha'. Vai se perder!
Não tenha medo! Deus não vai tirar sua liberdade, pelo contrário, só conseguimos ser livres de verdade com Ele.
Deixe Deus conduzir!

Nunca fez isso?
Não importa. Sempre é tempo para recomeçar, acordar para uma vida nova.

Ok, comece olhando para si mesmo e veja como sua vida está agora, da maneira que você tem vivido.

Se sempre agiu por você mesmo, não deve estar muito bem em muitas áreas, certo?

Mas não importa para Deus o que você é, nem o que você fez ontem. Mas sim o que você tem no coração que vai fazer e vai ser a partir de HOJE. E cultivar essa força, lutar com unhas e dentes, por você mesmo. Cultive uma fé e uma confiança em Deus a cada dia que ninguém e nada vai te parar! ''A vida é dura mas eu sou mais ainda'' dizia Shakespeare. Você merece ser feliz e viver em abundância!

Você irá notar que nesse caminho você pode até tropeçar, cair às vezes. Mas vai se reerguer cada vez mais rápido e ficará mais forte para enfrentar os desafios em todas as áreas da sua vida.Pois agora você tem Deus e o Espírito Santo lhe conduzindo.


Seja mais você! Busque o melhor caminho para você mesmo. Nessa busca você sempre vai chegar de uma forma ou de outra que esse caminho é Deus.

Volte para Deus, pois foi Dele que você veio. E Ele quer que para Ele você volte!

Plante suas sementes a cada dia, cultive, águe, tenha um carinho especial contigo.
Deixe entrar na sua vida somente pessoas que você sinta que estão comprometidas e empenhadas com o seu crescimento e sua felicidade. Tenha uma atenção especial consigo mesmo e em fazer o bem para os outros. Coloque-se no lugar do outro antes de fazer algo, imagine como ele se sentiria.
Ame sem esperar nada em troca. Pois foi assim que Deus nos ensinou.

Isso não é fácil. São muitas nossas fraquezas.
Amar é um aprendizado eterno.

Volte para Deus!
Após o cultivo, há a colheita. E a colheita de Deus sempre é farta!


Bom, para complementar o assunto, abaixo coloquei um texto muito proveitoso e
consciente, em que uma psicóloga religiosa fala sobre isso.
Interessante que ela diz o tempo todo isso, que
se estivermos com Deus, com o Espírito Santo saberemos o caminho a seguir e que a vontade do Pai é de nos ver plenos e felizes.

A vontade de Deus não é algo forçado, nem nada parecido, ao contrário do que muitos pensam e ficam 'pirados' e não conseguem viver bem. Se deixarmos Ele tocar em nós, as 'nossas vontades' se tornam as mesmas:
---
Como compreender a vontade de Deus?
Precisamos de equilíbrio e docilidade ao espírito.


''Esse é um questionamento que muitas pessoas fazem, o qual, para muitos, passa a ser um verdadeiro tormento. E todo início de ano essa pergunta é reavivada no nosso coração. Quero partilhar com você uma reflexão com base em um livro que li nas minhas férias: 'A evangelização das profundezas: nas dimensões psicológica e espiritual', de Simone Pacot.


Espero que este texto possa auxiliar você que busca descobrir e viver a vontade de Deus para a sua vida.

Jesus diz que o seu alimento é fazer a vontade de Deus, e ao afirmar isso, o faz com alegria, com vida, pois parte de Seu relacionamento íntimo e amoroso com o Pai.

Muitos se esquecem de que Cristo veio para trazer vida e “vida em abundância” para todos. Vida que só nos é possível a partir de um relacionamento íntimo e amoroso com Deus. Portanto, a vontade de Deus para cada um de seus filhos pode ser traduzida em sermos Seus “favoritos”, em termos um relacionamento íntimo e amoroso com Ele.

“Fazer a vontade de Deus é a resposta pessoal de cada indivíduo ao desígnio divino. Cada ser humano, sendo único, vai manifestar, encarnar o plano de Deus, segundo a sua identidade, de uma maneira inteiramente específica”, nos diz Simone Pacot. Portanto, a vontade de Deus nunca estará em contradição com os nossos desejos e aspirações mais profundas, porque Ele é o autor deles.

A questão é que muitos se inquietam tanto em descobrir a vontade divina, que chegam a ponto de perder a noção dos seus próprios desejos, não sabem mais o que querem, nem sabem como situar os próprios desejos mais profundos.

É certo que todos nós somos chamados por Deus para uma vocação, uma missão própria. Mas a resposta de cada um não está fixada em nenhum lugar, não está inscrita em nenhum lugar, senão no coração de Deus, como esperança de nos ver realizados, plenos. A resposta de cada um é inteiramente específica, pessoal, única. O que importa para que possamos compreender a vontade do Senhor é sermos dóceis à ação do Espírito Santo e deixar que Ele opere em nós, aprendermos a ouvir a voz d'Ele.

O medo que muitos possuem de se enganarem a respeito da vontade divina chega a lhes causar paralisia. No entanto, não podemos nos deixar levar por esse sentimento, pois somente por meio de nossa vontade é que a vontade de Deus se manifesta para nós, a partir do momento em que é o Senhor quem vai colocando no nosso coração os desejos e as aspirações mais profundas. Precisamos, portanto, de equilíbrio entre iniciativa e docilidade ao Espírito.

Evidentemente, para as decisões mais importantes se faz necessário buscarmos o acompanhamento de alguém que possa nos auxiliar no processo de discernimento. Isso ajuda inclusive a vencermos o medo de nos enganar a respeito da vontade divina. Para as grandes decisões, além desse acompanhamento, é importante que não tenhamos pressa; mas sem deixarmos de dar os devidos passos.

Quero ressaltar que uma das melhores formas de viver a vontade de Deus é viver bem o momento presente. Quando escolhemos estar onde estamos, fazer o que fazemos – com a alegria, ofertando tudo a Deus como sacrifício de louvor –, mudamos a disposição do nosso coração e o abrimos para escutar a voz do Espírito Santo, que nos conduz à vontade divina. O presente pode ser vivido com fecundidade, gerando vida; ou com tristeza, com pesar, gerando esterilidade. Para vivermos o presente com fecundidade o que precisa mudar é a disposição de nosso coração e não as circunstâncias em que vivemos. Podemos fazer essa experiência consagrando a Deus o nosso coração a cada dia. Essa consagração nos compromete a não vivermos mais sós, nos compromete a buscarmos viver guiados pela Palavra de Deus, guiados pelo Espírito Santo. A essa consagração todos são chamados, a qual é feita no coração e renovada a cada dia.

Portanto, podemos dizer que fazer a vontade de Deus consiste em viver o nosso cotidiano à luz do Espírito. Consiste no esforço de encarnar a nossa maneira a partir do que somos e de como vivemos o desígnio de Deus.

Consagre o seu coração, o seu trabalho, a sua família a Deus, vivendo cada dia na escuta da voz do Espírito, vivendo com alegria, simplicidade e paz o seu momento e as realidades de hoje.''


(Manuela Melo)
Psicóloga, com especialização em Logoterapia e MBA em Gestão de Recursos Humanos.
Missionária da Canção Nova


Um abraço!!

Willian Cristiano

Nenhum comentário:

Postar um comentário