quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Tudo passa, quase tudo

Deparo-me as vezes com fatos e sensações que outrora pareciam essenciais na minha vida, mas hoje vejo que não passavam de coisas chamativas e passageiras que me levavam a elas porque não tinha uma direção.
Eram apenas ilusões que naquele momento eu daria até minha vida porque estava perdido do meu destino e de mim mesmo, eu não estava na incessante busca de quem eu sou.
É quando a vida me confirma que quase tudo passa. O que não passa é o que de nobre eu posso sentir e realizar.

Vejo que por muito tempo fiquei cego sem nem me dar conta. Quanto tempo perdi com o que eu acreditava que era bom para mim e para minha satisfação momentânea.
Mas em pouco tempo, de uma só vez, sem dó e nem piedade me vi sem tudo isso
A princípio, senti um imenso vazio . Não havia mais na minha vida aqueles prazeres de antes, aquelas pessoas como num passe de mágica sumiram, o que restou de tudo isso foi eu mesmo e minha dor. Então, de forma forçada confesso, começou a me encaminhar para o simples novamente.

Todos nascemos simples e puros. Quando ainda tinha pouco tempo de vida com certeza não desejamos tanto quando crescemos. Obviamente não queríamos ter os melhores carros e o máximo de dinheiro e bens que pudéssemos.
Tenho certeza que eu apenas desejava alguém que cuidasse de mim quando eu chorava nas madrugadas, alguém que me alimentasse quando tivesse fome, e me desse toda atenção e carinho e que sobretudo me amasse. Por certo eu era feliz somente com isso.

Há pouco tempo, movido pela dor comecei esse processo de tornar-me criança novamente.
Não no sentido de maturidade, mas de retomar minha atenção à tudo aquilo que é simples e essencial, como uma criança. Uma criança até certa idade se contenta e é feliz com pouco. Olhando além dos cuidados básicos que se deve ter com uma criança, ela necessita somente de atenção e amor para com elas.
A tendência da vida é nos fazer voltar a simplicidade.
Nos ensina até de maneira dura, dependendo das nossas escolhas que no final de tudo o que resta é o amor.
Me mostra que posso ter todo o ouro do mundo, posso ter todas as mulheres que eu desejo e prazeres que o mundo possa me oferecer mas no final de tudo o que vai restar foi o que de nobre senti, realizei e cativei.

É tão triste quando vejo que para a maioria das pessoas essa consciência chega tarde demais.
Em seu leito de ouro, aquele velho que antes achava que sabia tudo, descobre que nada conhecia da vida. Mas o leito que era de ouro também era seu leito de morte, ele estava com um câncer terminal, não tinha mais cura, estava só esperando para morrer.
Então, ele olha nos olhos das pessoas que mais ama e vê que a vida passou para ele e que a maior parte do seu tempo e da sua existência ele estava trabalhando e nas suas folgas ia para o bar beber com os amigos, dizia ele que era para tirar-lhe o stress. Pensando em sua vida naquela hora de imensa dor, ele começa a se lembrar que passou por cima de tudo e de todos para conseguir o que queria, mentia para se promover, aquele homem fazia isso e muitas outras coisas piores pensando até que era para a sua família. De fato foi, ele conseguiu o que queria, dinheiro e bens para a esposa, um bom estudo e um grande espólio para seus filhos . Ainda assim, de que valeu tudo isso para sua familía, se na maioria das vezes o que eles queriam era simplesmente um pouco do seu tempo e amor. E de que adiantou tudo isso para aquele homem se ele para coisas passageiras e fúteis ele vendeu sua própria alma e a vida passou na frente dos seus olhos e com uma viseira que deixou que o mundo colocasse em seu rosto ele perdeu de si mesmo.

A vida é simples, era para ser.
De uma forma ou de outra, alguma hora ela nos cobra a simplicidade.
Nos cobra voltarmos a essência, ao mais puro do nosso ser.
Se essa busca não começar viveremos correndo atrás de tudo que passa por nossa vida e acabamos por nos perder pelos atalhos que insistimos em pegar no caminho.
Preferimos ocupar o nosso tempo com coisas fúteis, dando mais valor a uma novela na televisão ou ao futebol na tv do que tendo um tempo para nosso filho que grita por nossa atenção e carinho.
E mais tarde sentiremos na pele por essa cegueira, por essa falta de sensibilidade. Tudo de belo, que era o mais simples, passou por mim e eu fechei os olhos ou desviei minha atenção para coisas desnecessárias.

Não precisamos esperar o fim para enxergar que a beleza da vida e o que vale é o quanto eu amo e me deixo amar, é o que de verdadeiro eu cultivo e o quanto mesmo depois de adulto eu consigo voltar a ser uma criança. Pois retorno para o essencial e coloco meus olhos no eterno, em tudo aquilo que é verdadeiro que sinto e faço.
Isso fortalece, ao contrário do que muitos pensam. No vai-e-vem da vida e nas dificuldades vou sempre me lembrar e dar valor a esse essencial.
''Não tive como evitar que isso acontecesse, mas eu ainda tenho minha família e minha esposa que amo, não preciso e nem posso me abater, não vou desistir!''

Sempre é momento para iniciar esse processo de encontro ao que a vida tem de oferecer de mais belo .
A essência nada mais é do que nós mesmos , mas sujos com tantas coisas que vivenciamos nós a perdemos.
Não é preciso esperar ficar debilitado ou estar no leito de morte para mudarmos o nosso foco do passageiro para o eterno. Do fútil para o essencial.
Comecei contemplando o belo em tudo, inicialmente como uma criança comecei a dar valor a minha família e a tudo aquilo que meus olhos viam como base para minha vida, coisas simples que me dá forças e não quero perder jamais.
A sociedade nos molda para uma maturidade diferente, para uma forma externa de ver as coisas, nos mostra coisas chamativas porém fúteis. Mas essa, a da essência, é a que nós vamos de uma forma ou de outra tê-la ou passamos pela vida sem viver.

Como é bonito quando nas coisas que antes enganado pensava que eram essenciais, eu vejo que elas nada mais tocam em mim e não fazem nenhum sentido e não preciso delas. Percebo que os frutos que plantei estão amadurecendo e isso é o adubo para minh'alma. Não interessa o tempo que vai gastar nesse processo de me retornar a ser uma criança, um ser humano melhor para mim mesmo e para quem cruzar meu caminho, o que importa é que voltei meus olhos para uma paisagem que a vida tinha me feito esquecer.


Willian Cristiano


Nenhum comentário:

Postar um comentário