sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Espírito brasileiro

Depois da Copa do Mundo ser confirmada no Brasil em 2014 que já foi uma grande vitória para o país, a cidade do Rio de Janeiro acaba de ser nomeada sede das Olimpíadas de 2016.

Me emocionei e senti orgulho assim como todo brasileiro deveria , pois esse dia pode ter sido o início de um marco histórico de um país que durante vários séculos foi discriminado e considerado um país de ''segunda'', ou melhor de ''terceira'', terceiro mundo.

Nenhum país sul-americano ou latino foi sede dos jogos olímpicos, aliás no hemisfério sul do planeta somente a Austrália realizou o evento, no ano 2000.

Nesse dia o Brasil viu a maior chance de provar para o mundo que nosso país e nosso povo não é inferior ou menos capazes do que os 'países desenvolvidos'.

Pelo contrário, durante essa campanha para sediar as Olimpíadas , o Brasil entrou de coração, corpo e alma mostrando a vontade de sediar o maior evento esportivo do planeta, como nenhum outro país mostrou. Para os outros que estavam na disputa, como o Japão, os E.U.A e a Espanha era apenas mais uma Olimpíada, mas para o Brasil não, encarou-se de forma brilhante como uma chance de mostrar o valor do país no cenário mundial através do esporte.
Confirmar que não somos mais países de terceiro mundo e nem subdesenvolvidos. Que depois de uma crise mundial, o Brasil foi economicamente o país que menos se abalou.
Para alimentar nossa esperança, o Banco Mundial anunciou nessa semana que até 2016 em que serão realizados os jogos, o Brasil será a 5ª maior economia do mundo.

Deu gosto ver o presidente Lula e outros líderes durante essa campanha dos jogos retratando bem o povo brasileiro, que é só coração e garra.
Povo que ama a vida, principalmente as pessoas mais simples e mais humildes, que mesmo
vivendo com um dos menores salários mínimos do mundo, com tamanha desigualdade social e injustiça conseguem fazer da vida uma arte, sim, são obrigados a ser verdadeiros artistas e mágicos para sobreviver com condições tão precárias, e fazem isso com sorriso no rosto.

Essa alegria e vontade de viver nenhum lugar do mundo se vê não, nem onde a qualidade de vida é o dobro da nossa. A frase que mais retrata esse povo é '' Sou brasileiro e não desisto nunca''.

No esporte, no futebol em especial, entramos em campo com nossos jogadores. Choramos e vibramos com eles, vestimos a camisa verde e amarela.
É o Brasil que queremos ver representado em um jogo de futebol onde vemos a grandeza de espírito e garra de nosso povo.
Sem nem perceber nos unimos nas arquibancadas ou em frente à TV nos dias de jogos da seleção.
Não se vê mais violência e nem separações por classes sociais e torcidas de times.
Torcedores do Cruzeiro e Atlético comemoram juntos.
Negros e brancos, pobres e ricos se abraçam.
Todos unidos numa só paixão. O futebol, o Brasil!

Dentro de campo, os jogadores dão o sangue para representar bem seu país e lutam para não decepcionar a sua torcida apaixonada que sempre espera um espetáculo. Ás vezes, eles nem treinam para os jogos como deveriam, devido ao calendário dos seus times. Mas a paixão, a garra e a vontade move esses atletas e eles dão verdadeiros shows dentro de campo.

É esse espiríto que é preciso reacender nos brasileiros. Essa vontade, essa paixão, essa união que todos precisamos nos lembrar mesmo em meio a tantas dificuldades.
É não nos sentirmos menores diante de nada na vida, e menores aos olhares de ninguém. Somos todos iguais olhados de perto.

E nós brasileiros conseguimos fazer a diferença. Através do esporte, vemos claramente nos olhos dos nossos atletas comparados aos outros.

Só que muitos desperdiçam toda essa 'energia' e força em coisas fúteis. Se colocássemos esse espírito para as coisas boas e que valem a pena. Se cada brasileiro se sensibilizasse mais para as coisas essenciais da vida. Se os políticos enxergassem além de seus umbigos e fizessem algo que valesse a pena, especialmente na área da educação.

Se olhassem para a vida de forma diferente, em 2016 não só avançaremos na economia, no esporte, e no cenário mundial em geral. Mas como um todo.

Olhamos agora para o Rio de Janeiro no momento, o que vamos mostrar para os outros países nos jogos olímpicos?

Favelas, violência? Os estrangeiros vão sair daqui assaltados sem os seus rolex, os atletas ficarão sem seus tênis para competir?

Vão conhecer a cultura do Brasil do jeito que o povo festejou a conquista quando anunciada a sede? Ao som das letras 'maravilhosas' do Funk Carioca ?

Me ajuda aí! Tem muita coisa boa camuflada desse povo, até no Rio de Janeiro e temos que transparecer isso!

Temos que aproveitar para crescer durante essa oportunidade única, apresentando esse espírito que só nós temos para o mundo.

Willian Cristiano

Nenhum comentário:

Postar um comentário