domingo, 7 de fevereiro de 2010

Amigo, te digo

Aprendi que de vez em sempre,  é preciso racionalizar um pouco a vida. E numa dessas cheguei à  triste conclusão que muitas das pessoas que diziam ter admiração por mim e serem minhas amigas, quase sempre foram as que mais retiraram o meu brilho e me afastaram daquilo que eu realmente sou.
Aquelas que mais eu dividia meu tempo e minha atenção. As que conheciam os meus sonhos e que dividia um pouco das minhas alegrias e tristezas.

'Amigo, minha casa, sua casa'. O meu espaço foi divido com essas. Coisas que conquistei ao longo da vida, foram usadas por elas como se fossem suas. Hoje vejo que aproveitaram de maneira muito fria.. Claros interesses de quem quer apenas satisfazer-se e me fazem pensar que não enxergam além de seus umbigos.

Não entendem nada sobre o sentido mais bonito da vida e parecem perdidos pelo mundo atrás de tudo aquilo que são prazeres e que aparentemente lhe trazem algum contentamento e benefício. Para isso, passam por cima de tudo, até mesmo do bonito sentido que uma amizade pode ter.

Um braço, um abraço, uma palavra que conforte ou que alegre. Nunca esperei muito, apenas um sentir que poderia contar com alguém.

O que fizeram foi minar ao longo do tempo a minha dignidade. Passaram por cima de meus valores e tentaram me roubar. Não coisas materiais, mas roubar de mim mesmo.
Como cordeiros vieram, sempre com sorriso no rosto, cheios de novidades. O que não faltava eram brincadeiras e alegrias. Mas, espertos como lobos, exploraram tudo o que puderam,  roubaram aquilo que tenho de mais precioso e quando não mais lhe interessavam me descartaram como um objeto que não tem mais utilidade.

Nem passaram pelas suas cabeças que a casa em que estavam, o amigo a quem diziam ser, era digno ao menos  de respeito, até porque seria capaz até mesmo de dar vida por eles. Se esse não é o sentido de uma amizade, me ensine o que é.
E hoje pensando de um modo mais devagar vejo que o tempo todo eu, somente eu, amei. Sim, amigo também ama.

Sequer fui respeitado, principalmente quando precisei dessas que mais considerava, somente me deparei com desprezo e pouco caso. Sei que isso não é 'privilégio' somente meu. Atrás dos palcos da vida o que mais se vê são histórias como essa..Vejo que coisas que seriam um tamanho absurdo há um tempo atrás, hoje alguns fazem com a maior naturalidade.

Parece que a vida ou não sei o que foi, as fizeram esquecer do verdadeiro sentido do amor e da amizade. Ou nunca souberam?
Espero de coração, que a vida os ensine alguns valores essenciais sobre o que é a amizade e o amor, antes que seja tarde.

Maior  presente Deus me concedeu quando todos esses pareciam se esconder de mim. Me presenteou não com um amigo, mas um anjo. Doente e desiludido com a vida, numa noite conheci César Augusto.
César com uma simplicidade inigualável, me ajudou a acreditar novamente na minha vida e em meus sonhos.
Quatro meses apenas pude ter o privilégio de tê-lo como amigo.Ou melhor, irmãos como nos chamávamos.

Numa manhã estávamos em sua casa conversando e ele num simples gesto meu, pareceu notar que tinha algo errado comigo naquele dia.
Eu apenas tinha abaixado a cabeça no sofá, num gesto de desânimo. Ele me chamou, olhou nos meus olhos e me disse com aquele seu jeito brincalhão: '' Iiii meu irmão, renuncia isso ai!! Essa cara...Vem cá que minha mãe fez um bolo!''
Minha feição logo mudou, pouco depois recordo-me dele dizendo: '' Tá vendo! Pra que ficar daquele jeito? '' 

Sim, apenas isso ele fez. Somente isso para voltar um pouco do brilho dos meus olhos e esquecer um pouco do que me preocupava.
Esse mesmo dia, foi o último que pude estar com ele. Pouco tempo depois ele se foi. Mas anjo César continua vivo dentro do meu coração, pois com coisas simples me fez ver luz onde aparentemente não havia. Me fez ter o sabor de uma amizade sincera e sem interesses. Mesmo em tão pouco tempo, tornou-se eterno dentro de mim.

César me ligava quase todos os dias só para perguntar como eu estava e sempre que tinha tempo me visitava. Todos na minha casa adoravam sua presença, trazia alegria onde faltava..

César tinha o dom de ser anjo na vida de muitos. Com muita simplicidade e humildade, tinha os valores da amizade em seu peito.

Olho para o mundo e para as coisas mais pequenas e vejo que esses bonitos valores estão quase escassos. Está se extinguindo a amizade sincera. Como se diz, aquelas pessoas que se coloca a mão no fogo por elas são difíceis de encontrar.  Costuma elas mesmas colocar sua mão no fogo, seguram até você se queimar e ainda fazem questão de olhar..
Porém,  nunca consegui desistir das pessoas, de ter uma amizade e de ser respeitado. Até porque Cristo  nos ensina e César Augusto sempre me lembrava:  'perdoe setenta vezes sete vezes'.

Todavia, ao entrar na minha vida peço que  respeite o que sou e por vezes me lembre, quando até eu me esqueço.

Willian Cristiano

Um comentário:

  1. meu querido irmão em Cristo Jesus... apenas quero dizer que Jesus te ama, sempre te amou...e que através de um anjo: César, Ele também te amou, e quer saber mais? Deus espera de ti muitas obras novas! Ele quer te ver feliz e quer que transmita esse Amor que tem dentro de vc aos que estiverem contigo e passarem por sua história!! Mais uma coisa meu irmão... te conheci através de meu irmão César, a apenas 1 ano e pouco, mas já sinto por você um Amor fraterno e eterno porque somos mais que amigos!! Somos anjos que o Senhor enviou!!!
    ass: Priscilla Aline

    ResponderExcluir